20 de agosto de 2013

SOU NOVO CONVERTIDO E AGORA?



SOU NOVO CONVERTIDO E AGORA?

2 Co 5.17: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

CORINTO: Famosa cidade grega, edificada sobre o istmo que liga o Peloponeso ao continente, gozando assim do beneficio de dois portos, o de Cencréia ao oriente e o de Léquio ao ocidente. Recebia de uma parte as ricas mercadorias da Ásia, e da outra parte as da Itália e de outros países ocidentais.
ü  A cidade de Corinto foi, em tempos muito antigos, um grande empório comercial, bem como uma terra de grande luxo e licenciosidade (Libertinagem, Devassidão: corrupção moral), sendo ali prestado o culto a deusa Vênus (deusa do amor) acompanhado de ritos vergonhosos.
ü  Em Corinto escreveu o apóstolo Paulo a epístola aos Romanos, em que faz uma preciosa descrição dos vícios dos pagãos (Rm 1.12 a 32).
ü  A verdadeira Corinto greganão existia quando o apóstolo ali esteve, mas sim, aquela cidade reedificada pelo imperador Júlio César, e que foi a capital da província romana da Acaia.
ü  Paulo trabalhou na obra de evangelização, na cidade de Corinto quando imperava Claudio, pelo espaço de dezoito meses, no fim da sua segunda viagem missionária (At 18 1 a 18); ali foram escritas as duas epistolas aos Tessalonicenses; aos seus trabalhos nesta cidade há referencias em (At 18.27; 19.1; 1 Co 3.6).
ü  Foi à igreja de Corinto composta de gentios e judeus convertidos (At 18.4 a 8; 2 Co 1. 1, 23), que Paulo dirigiu duas epistolas, uma de Éfeso e a outra da Macedônia.
ü  Paulo partiu de Éfeso não muito depois de ter escrito a primeira epístola, e foi a Trôade. Aqui ele esperava encontrar Tito (que havia mandão a Corinto), para informar-se do estado da Igreja e do efeito produzido pela sua primeira carta. Mas não o achando aí, dirigiu-se para a Macedônia, onde a sua ansiedade foi aliviada com a chegada de Tito. Por este evangelista soube Paulo que as suas leais repreensões tinham despertado na alma dos cristãos de Corinto uma piedosa tristeza, levando-os a considerar proficuamente a boa disciplina da Igreja. Mas, infelizmente, haviam se manifestado sintomas de outra espécie. O partido, que tinha orientação dos falsos mestres, estava ainda deprimindo a autoridade apostólica de Paulo e desvirtuando as suas intenções e conduta: faziam uso da primeira carta do apóstolo para levantar novas acusações contra ele, pois afirmavam que não tinha cumprido a promessa de voltar a Corinto, e havia adotado uma maneira de escrever muito autoritária, não concordando com esse procedimento com a forma desprezível da sua pessoa e do seu modo de falar.
ü  Em consequência disto escreveu o apóstolo Paulo a segunda epistola com o fim de prosseguir na obra de reforma, firmar ainda mais sua autoridade contra os falsos doutores, e preparar os coríntios para sua desejada visita, que havia de realizar-se quando tudo estivesse em ordem e preparadas as prometidas contribuições para os seus irmãos necessitados. Em nenhuma parte foi o próprio coração de Paulo mais sensivelmente posto a descoberto do que nesta epistola. A linguagem de recomendação, de amor e de reconhecimento acha-se confundida com palavras de censura, indignação e desgosto.
ü  O principal objetivo da epistola foi animar e tranquilizar a parte mais sã dos membros da Igreja, de defendê-los contra as tentativas dos falsos mestres para os desviarem do verdadeiro caminho evangélico. Paulo estabelece a sua autoridade apostólica e aduz, como credencial da sua missão, os seus trabalhos, sofrimentos, perigos e revelações divinas.

Paulo disse aos cristãos de Corinto: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Paulo está falando do ministério da reconciliação e descreve neste versículo algumas verdades daquele que aceitou a Cristo como seu SENHOR.

1.    Paulo diz: Assim que, se alguém está em Cristo: como é que eu sei que estou em Cristo?
·         Quando me proponho a ser DISCÍPULO (é aquele que aprende de alguém ou segue os princípios de um mestre) de Cristo. (Lc 14. 25 a 27) Jesus ENSINA que os que desejam segui-lo e ser seu discípulo devem primeiro resolver se estão dispostos a pagar o preço do discipulado. E qual será o preço do discipulado? O preço do discipulado verdadeiro é abrir mão de tudo quanto temos: família, bens matérias, nossa própria vida, com suas ambições, planos e interesses. Ou seja, tudo quanto temos devemos colocar a serviço de Jesus, cuidados e direção.

2.    Paulo diz: Nova criatura é.
·         Metaforicamente, a respeito de cristãos, que são renovados e convertidos do mal para o bem, pelo Espírito de Deus: uma nova criação, (Gl 6.15) um novo homem (Ef 2.15; 4.24).

3.    Paulo diz: as coisas velhas já passaram.
·         Isto é: se eu mentia, agora não minto mais; se eu roubava, agora não roubo mais; se eu furtava, agora não furto mais; se eu matava, agora não mato mais; se eu adulterava, agora não adultero mais; se eu me prostituía, agora não me prostituo mais; etc. (Gl 5.24).

4.    Paulo também diz: eis que tudo se fez novo.
·         Não é que somos reabilitados, reformados ou reeducados- somos recriados (novas criaturas) – e passamos a viver em união vital com Cristo (Cl 2.6,7). Por ocasião da nossa conversão passamos a viver uma nova vida sob o controle de um novo SENHOR, Jesus Cristo. (Gl 5. 22, 25)













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