14 de maio de 2011

Desconhecidos que marcaram a história Bíblica

Aimeleque: Um sacerdote que incomodou o Rei Saul. 1 Sm 21 e 22.
Quando Davi fugia do rei Saul e deixou de confiar plenamente no Senhor com o intuito de salvar a sua vida, mentiu ao Sumo Sacerdote Aimeleque (21.2) e buscou refúgio entre os Filisteus ímpios (21.10-15), sendo a causa indireta da morte dos sacerdotes, inclusive do sumo sacerdote Aimeleque e de muitos outros (22.11-23).
Em relação ao ocorrido, Davi aprendeu com esta situação ao ponto de predizer no Salmo de número 52.1 à 9 a ruína do ímpio pela sua malícia e a confiar plenamente em Deus. Mas o que fica marcado neste fato é a disposição e disponibilidade do sumo sacerdote em ajudar Davi a matar a sua fome e a de lhe dar proteção dando-lhe os pães sagrados e a espada de Golias.
Isto nos mostra que neste mundo decaído, há pessoas justas e amáveis dispostas a sacrificar a sua vida em prol do seu semelhante e do reino de Deus, e que os inocentes, em alguns momentos sofrerão injustamente nas mãos dos ímpios. Isto é, nesta vida, os filhos de Deus passarão por tribulações, tal como nos falou o apóstolo Lucas em relação a perseguição dos judeus de Antioquia e Icônio ao apóstolo Paulo que o  apedrejaram e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.
Vamos continuar perseverantes, porque na vida do porvir, benção abundantes sobrepujarão em muito nossos sofrimentos do tempo presente. Lembremo-nos das palavras do apóstolo dos Gentios Paulo aos cristãos que estavam na cidade de Roma Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Rm 8. 18 a 39.

Nenhum comentário:

Postar um comentário